1 de setembro de 2012

ARTIGO: scrapbook que acompanha seu ritmo de vida

Oláaa,
td bem com vcs?

Após um descansinho no mês passado por causa do níver do blog, cá estou eu novamente com um assunto que ainda me persegue, mas espero que seja a última vez que eu fale sobre isso: Como fazer scrapbook que acompanha o nosso ritmo de vida! Tradução: mais algumas idéias interessantes de como fazer scrap mais rápido e fácil.

A idéia da continuação do assunto veio por causa desse vídeo aqui:

A Jennifer Wilson, proprietária do site Simple Scrapper, nos lembra de quão fácil e rápido pode ser guardar nossas memórias e que, muito embora talvez seja simples demais para algumas pessoas, é uma luz para quem agora só pode chegar a esse ponto, mas que depois pode dar uma caprichadinha em uma página ou outra. Comecei a acompanhá-la melhor depois da publicação do livro "Everyday storyteller". Porque? Porque eu gostei da abordagem dela, porque memória, nossa história, contruimos diariamente e não somente quando viajamos, temos uma festa de aniversário, etc. Não há nada de errado em documentar eventos, mas já não é de hoje que se fala de documentar momentos e a última moda é documentar seu dia a dia.

Agora... documentar a vida pode ser um pouco estressante, não é mesmo? Como é que é? Como um hobby pode ser estressante? Explico: a vida acontece continuamente e viramos e mexemos e nos vemos pensando: "Preciso fazer scrap disso!" Porém esse scrap nunca vem pq muitas vezes não temos tempo suficiente para fazer scrap de tudo o que queremos, não é verdade? E por isso sentimos culpa, ansiedade, falta de confiança para tomar decisões qto a design, cores, etc...

Viajei? Espero que não... Muitas vezes me pego pensando sobre como uma pessoa de vida normal consegue fazer scrap de tudo o que quer... Por normal quero dizer, que trabalha, que cozinha, que limpa, que acalenta e brinca com os filhos e que dedica a atenção que seu marido merece!
Então documentar a vida tem a ver com fazer scrap no aeroporto?? hehehe (dica: observem bem essa foto!)

Enfim, é por isso que mais uma vez estou aqui com o assunto: como fazer scrap mais rápido e fácil!

Como disse a Jennifer podemos registrar nossas memórias de várias maneiras:
  • Mini livros que mesclam páginas artesanais e digitais, envelopes, pláticos protetores, journaling cards, etc.;
  • Diários;
  • Mídias sociais como Facebook, twitter, instagram, blog;
  • Áudios, vídeos.
E ouso dizer q esses pensamentos não assolam somente minha vida, pois senão os daybooks, smash books, snap books e por fim, o Project Life não fariam tanto sucesso! Precisamos de um modo de fazer scrap q acompanhe o nosso ritmo de vida!

Agora vamos falar um pouco mais sobre esses diferentes meios de "fazer scrap" que a Jennifer destacou?
  • Minilivros ou miniálbuns:
Vejam aqui algumas idéias sobre como fazer minilivros:
Simples demais? Não diria isso, na verdade os minis são um grande mistério para mim! Considero-os tão difíceis de fazer que devo ter 2 ou 3 minis prontos, por isso gostei bastante das sugestões dela! E vc não precisa se ater a simplesmente colocar etiquetas nas fotos! Se vc acha necessário, vá além, porém não se esqueça que férias maravilhosas tomam cerca de 50 fotos que vc vai querer fazer scrap!

Outra idéia interessante é usar os minis para escrapear enqto viaja! Eles são muito fáceis de carregar e evitam que vc tenha q levar grandes volumes quando por exemplo, vc quer fazer scrap de noite no quarto ou no aeoroporto!

Agora imaginem essa versatilidade no dia-a-dia! Confesso: não sou adepta do SMASH book e similares, mas é inegável q são muito práticos inclusive para carregar!

Alguns produtos muito usados são os mini albuns ou mini livros pré prontos como daybooks da Amy Tangerine, SMASH books, brag books da Fancy Pants e um dos últimos lançamentos foi o SN@P! da Simple Stories. O conceito envolve a pasta, plásticos protetores, papéis, journaling cards e file folders personalizados.

Aqui a propaganda:
  • Diários:
Eu escrevia muitos diários e os conservo até hoje! Já faz algum tempo que não os leio, mas sempre fico feliz ao pensar que uma fase da minha vida está lá, bem guardadinha! Agendas anuais também são muito boas, desde que vc registre lá, não somente seus compromissos, mas tb inclua seus sentimentos, fotos, enfim, quase no estilo agenda adolescente que toda scrapper já teve!
Também é possível criar uma infinidade de diários temáticos!
  • Weekly Gratitude: foi um projeto realizado em 2010 no qual deveria semanalmente escolher momentos para agradecer a Deus e a todas as pessoas que tinham dado tanta felicidade naquela semana! Foi lindo! AMEI muito mesmo! O projeto já finalizou, mas a idéia é maravilhosa!
  • Diário do relógio de sol: essa é uma iniciativa tb muito linda que consiste em agradecermos diariamente por todas bênçãos que recebemos e assim tb nos treinamos a ver somente o lado positivo da vida!
  • Diário de elogios: o diário pode ser de elogios a você mesma ou a outras pessoas. Também pode ser de elogios que você recebeu de outras pessoas e que a deixaram muito feliz!
  • Cartas para alguém que você ama: cartas sim, porém num diário! A idéia é manter um caderno no qual escreva sobre seus sentimentos para a pessoa... suas razões, motivo de suas atitudes... enfim, algo bem terapêutico, porém não uma justificativa para todos os seus erros, hein! hehehe
  • Histórias sobre a sua família: acontecimentos importantes, citações usuais, tradições, diálogos interessantes...
O mais interessante é que se você tem isso guardado em algum lugar, você sempre poderá usá-los para inspiração em suas páginas de scrap quando tiver tempo para isso! Legal né!

  • Mídias sociais como Facebook, twitter, instagram, blog;
Além das mídias sociais serem ótimas ferramentas de comunicação, elas são também locais onde registramos (dependendo da pessoa), vários momentos maravilhosos da nossa vida! E muitas vezes já mandei imprimir todas as minhas fotos do Facebook porque já tem uma pré-seleção dos mais importantes momentos recentes! Então sua rede social pode te ajudar em:
  • Registrar e facilitar identificação de momentos que valem um scrapbook;
  • Fonte para fotos pré-selecionadas;
  • Fonte para journaling feito no momento em que as coisas aconteceram;
  • Design para layout ou mini livro;
  • Estrutura de dados ou conteúdo do mini.
Vamos ver alguns exemplos?

Nesse exemplo a Marta M Darby fez um fotolivro adotando o design e estrutura de dados do Fb:
Aqui o exemplo de uma página interna:
Fonte: Entrem no link dela para ver mais informações! 

Outra scrapper que também adotou o conceito foi a Ju Tonin num álbum A4 fofíssimo feito no Goodies Day:
Não dá para ver muitos detalhes, mas quem quiser ver fotos do evento, está aqui.

E agora esse mini da Lú Oliveira que achei fantástico, ela adotou o tipo de conteúdo do mini baseado na estrutura de dados fornecida pelo Fb:
e a página Amigos:
Veja mais detalhes do mini aqui.

Quanto ao Twitter, gostei muito desse layout da Amy Tangerine no qual ela compilou todos os tweets que ela postou durante sua viagem a Europa e fez um layout sobre isso! Journaling puro e cheio de sentimentos vividos no momento!
Quanto ao Instagram, pipocam por aí layouts com fotos instagram, mas eu gostei muito desse vídeo da Shimelle Laine porque ela também fala sobre as máquinas fotográficas que tiram fotos instantâneas! Beeemmm legal!


Aqui um template para photoshop para album instagram, mas tem outros por aí, é só pesquisar:
Tb no Goodies Day a Dan apresentou um projeto de mini album para suas fotos 10x10 tiradas no Instagram! Ficou bem fofo! Desculpem não ter foto para mostrar...
Também existe um serviço chamado Prinstagram que imprimi os instragrams em mini albuns com até 50 fotos!

Quanto aos fóruns ou comunidades como Scrap Diary, Yummys, Creative Scrappers, Scrapbook Brasil, etc, eu tenho o costume de anunciar quando tenho uma ótima notícia como o nascimento de um filho e sempre guardo todos os recadinhos para que qdo eles crescerem, possam ver o quanto são queridos! confesso que isso ainda não virou página de scrap, mas está lá registrado e guardado.

Agora quanto aos blogs... aaahhhh os blogs! No meu caso meu blog é muito querido porque ele me acompanha a 5 anos, embora esteja um pouco de lado agora pq priorizo minhas publicações no blog dos DTs (se não não dou conta), mas ele tem meus primeiros layouts, alguns pensamentos... Enfim, tem muita coisa lá que quero tranformar em livro! Isso mesmo! Sim, um dia sonho em publicar um livro, não só de scrapbook, outros tb, mas não é desse sonho que estou falando, estou falando de imprimir seu blog no formato livro para guardá-lo para todo sempre! Não é maravilhoso pensar nisso?

Para isso temos (mas temos que pagar viu):
Devem existir outros serviços e destaco que não testei nenhum desses que citei!
  • Áudios e vídeos: ainda não é um costume ainda entre as scrappers brasileiras e também não tanto entre brasileiros comuns, mas sempre vejo podcasts e vídeos de scrappers americanas que fazem gravações sobre técnicas, entrevistas, ou somente para conversar, como estivéssemos frente a frente! Tb. já ouvi vários relatos de pessoas que utilizam o audio do celular para gravar lembretes! Boa idéia não? Porque não gravar idéias de layouts, de momentos importantes para guardar em algum lugar quando você estiver perto dos seus diários ou fazendo scrap!
Booommmm  acho que por hoje é só!
Peço desculpas pelo atraso, mas tive uns contratempos familiares e espero que esse artigo tenha ajudado um pouco sobre como podemos ainda pensar em registrar nossos momentos mesmo com a vida corrida que temos, seja usando o celular para fotografar e gravar idéias, seja usando o scrap digital para fazer projetos híbridos, ou ainda, voltar aos antigos diários para registrar tudo o que te der na cabeça! Mas a principal característica acredito que seja a PORTABILIDADE, ou seja, onde quer que vc esteja, que vc seja capaz de escrever, gravar, postar, etc. sobre seus sentimentos e depois fazer maravilhosos layouts e projetos de scrapbook!

Bjsssss e tuuuuddooo de maravilhoso para todas e todos!
E ótima feira de scrap para todos nós! Nos vemos lá! Ah! por falar nisso, estarei na feira com meus trabalhos expostos no stand da Moldura e Arte na terça a partir das 18h00. Quer quiser me conhecer estarei perambulando por lá! bjkss

PS. Quer descobrir primeiro quem é a pessoa da foto no aeroporto ganha um brinde meu! ;-) Bjs

38 comentários:

  1. Adorei o artigo!!! Hummm acho que a Amy Tangerine!o) Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aeeeeee de primeira hein Dani Cavalcante! É a Amy Tan sim!!!! Me manda seu endereço: smyano2@yahoo.com.br! Bjss e obrigada!

      Excluir
    2. É a Amy sim, Su! E em um aeroporto recortando algo. Só não sei como embarcou com a tesoura na bolsa de mão!!! Rssssssss
      Artigo maravilhoso! Como sempre!
      Bjs

      Excluir
  2. Aaah, a Dani já falou... ;p
    É a Amy Tan... diva como sempre!
    beijoo

    ps: ameeeeeei o artigo!

    ResponderExcluir
  3. A primeira leitura está feita, mas como sempre ainda vou voltar aqui mais umas duas vezes ainda, pra ir assimilando todas as informações! =)
    Mandou super bem no seu artigo, Su, como sempre!
    Bjo.

    Ah... eu tbém ia chutar a Amy Tan no aeroporto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Patrícia!!!
      Sou muito sua fã e vc vir aqui comentar é sempre um grande incentivo e um termômetro de qualidade para mim.

      Muitíssimo obrigada mesmo! Bjsss

      Excluir
  4. Adorei esse post. Um montão de ideias legais para por em prática.
    Parabéns!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Amei o artigo e me identifiquei muito com suas palavras.
    Bjs.
    Alê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê!!!
      Muito obrigada pela palavras!
      A vida é corrida né! Mas a vontade de scrapear continua, então vamos lá! Arranjar um jeito de continuar! Bjsss

      Excluir
  6. Sueli, que post legal!!! Agora acho que dá para casar scrap com praticidade!
    Beijos da sua eterna FÃ!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ana Cristina,

      Como sempre uma companheira, uma amiga! Muito obrigada pelas palavras de incentivo! Como vc sabe, procurando meu novo modo de fazer scrap! Bjsss

      Excluir
  7. Amei o seu post, quantas idéias legais!
    Muito obrigada,
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Maria Luiza!! Q bom que gostou! Fico muito feliz mesmo! Qdo quiser sugerir algum tema, fique a vontade! bjss

      Excluir
  8. Muito legal este post, amei.Tem idéias super legais, obrigada.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Zilca!!
      Obrigada pelos elogios! Me dão força para continuar! Bjssss

      Excluir
  9. Como sempre arrasando nos posts Su, parabens!!

    ResponderExcluir
  10. Achei o máximo!!! Não adianta só nos inspirarmos com tanta idéia mravilhosa. O negócio é realizarmos. Um passo de cada vez, não é mesmo! Vou por em prática. Depois eu conto no que deu !!! Bjs meninas

    ResponderExcluir
  11. \o/\o/\o/ ehhhh acertei!!! Já te mandei um email Su!! Muito obrigada!! Bjos

    ResponderExcluir
  12. Muito legal esse post!Adorei, Su!
    A pessoa no aeroporto é a super talentosa Amy Tangerine? Acho que sim!
    Beijos e obrigada pelas dicas preciosas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada a vc Dri!!! Vc é o tipo de pessoa, nunca te vi, sempre te amei? hehehe Bjks

      Excluir
  13. Parabéns pelo artigo!!! Muita idéia interessante. Valeu!
    Bjos,
    Gi

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sue! Amei o artigo e amei mais ainda ver meu projeto ilustrando seu texto maravilhoso!!! Fiquei feliz demais!
    Adorei a abordagem do tema, tenho muita dificuldade de fazer scrap simples e prático. E queria ter agilidade pra poder registrar todos os momentos vividos.

    bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu! Amei seu projeto, viu! Tão bom te conhecer melhor agora! ;-) Q bom que gostou! Ai, menina, estou as voltas com minha cheia de atividades e a vontade imensa de continuar a scrapear! Vamos ver no que dá! Bjsss

      Excluir
  15. Adorei o artigo!!! As dicas, os vídeos , as idéias ...obrigada !!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom que gostou Mônica! Espero sempre poder trazer algo de útil para vcs! Bjss

      Excluir
  16. Su, lindona
    Vou aproveitar essas dicas mega legais no Diário da minha próxima viagem!
    Ih, deixa eu correr que já é semana que vem...rs...
    Bjks, sua linda!
    Cheiros nas crianças

    PS.: É a Amy Tan, na foto do aeroporto - isso é a cara dela! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudinha!!
      Q bom te ver aqui de novo! Fiquei feliz em te encontrar na feira!
      Boa viagem e depois mostra como ficou seu diário!

      Bjsss

      Excluir
  17. Nossa ... Q artigo foi esse! Perfeito ... Arrasou como sempre Sue! Obrigada por compartilhar e parabéns! Faz tempo q quero organizar para deixar registrado momentos e pensamentos importantes! Mas como eh difícil! Consegui me organizar somente com as fotos ... Usando o instagran! Acho q esse artigo vai me ajudar bastante! O comentário excluído acima ... Era meu ta?! Haha não vi q o email utilizado era do meu marido! Kkk beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Paula!!
      Puxa, muito obrigada mesmo pelo incentivo e apoio!
      Apareça sempre!
      Bjsss

      Excluir